gravar músicas"Gravar Músicas ficou muito fácil depois da introdução do computador e está acessível a qualquer pessoa"

Gravar músicas, basicamente envolve a captura da música em seu computador e, em seguida, gravar a música para o CD ou disco rígido. Depois de ter feito esta parte, você está livre para compartilhar com amigos, familiares, pessoas na rua, ou vendê-las por dinheiro. A melhor parte é que você não precisa de nenhum plano de produção musical ou algum produtor musical de alto preço para começar. Com o software correto, você pode fazê-lo em qualquer lugar que você quiser.

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

Ao longo dos últimos anos, novas tecnologias, tornaram a tarefa de gravar músicas para dentro do seu computador, algo mais acessível a quase todas as pessoas. Não só é mais barato, quanto é mais fácil que nos sistemas mais antigos, e ainda a qualidade da gravação é similar a dos estúdios comerciais.

Este post espera explicar os equipamentos de hardware e software que você vai precisar para gravar suas músicas e as das bandas na sua casa.

Comece transformando o seu computador em uma DAW (Digital Áudio Workstation) se você usa Mac, prefirao Logic ou o GarageBand, mas se usa Windows, prefira o Sonar, Sound Forge e Samplitude Pro. Ué, mas cadê o Cubase, o Pro Tools e Reason? Você pode escolher o software que mais lhe agrada, mas eu recomendo os da primeira lista. São ótimos para o trabalho de gravar músicas em seu Home Studio.

Verifique se o computador tem bastante poder de processamento. Um Giga de RAM deve ser suficiente para a maioria das estações de trabalho.

Saia e encontre uma interface de gravação ou placa de som. Você encontra um monte de opções em sites de leilões na Internet.

Certifique-se se inclui entradas para a guitarra, microfone e Headphones. Uma interface USB é muitas vezes a sua melhor aposta, uma vez que pode ligar diretamente na porta USB e você não vai precisar de um adaptador de energia AC.

Agora você precisa obter um teclado controlador MIDI, que é conectado diretamente na porta USB do seu computador. O teclado não irá fazer seus sons, pois ele apenas dispara sons que estão programados no software do computador. O Midi e as interfaces USB são vendidos separadamente, se o seu teclado atual não é compatível com USB ainda é possível encontra um adaptador para ligar seu teclado ao computador e controlar os instrumentos no software.

Compre um microfone condensador de boa qualidade e um conjunto de headphones. Se você planeja cantar ou gravar uma guitarra acústica, você precisará de ambos.

Agora, instale o software do driver da interface de gravação e do teclado, também. Uma vez que tenha terminado, você pode configurar a interface para comunicar com o software de gravação de novo.

Divirta-se um pouco e mexa com os instrumentos disponíveis no software, teste sons diferentes e loops para aprender as suas características.

Loops são amostras de sons que podem ser reproduzidas por um comando MIDI. A maioria dos loops consiste em tambores, sintetizadores e cordas.

Por fim, defina o equilíbrio entre os canais direito e esquerdo, o nível de entrada do instrumento, e inicie a gravação. Não desanime se seu desempenho não soar como o de um músico especialista logo de cara. Seu trabalho será duro e deve praticar muito antes de você aprender como utilizar o seu programa de gravação e os instrumentos virtuais.

Você pode se tornar um músico muito melhor se passar a gravar suas músicas e depois ouvi-las com cuidado. Gravar músicas dos outros também ajuda na hora de tirar aquele solo de guitarra, que parece impossível de acompanhar na velocidade normal. Deixe a música gravada na velocidade que desejar e torne-se um ninja dos solos de guitarra.

Por agora é isso! 

E você, já usa um Home Studio para gravar músicas e melhorar a sua qualidade como intérprete de música?

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que você confira esse vídeo agora mesmo...

QUERO VER O VÍDEO


Rodrigo Marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.