Boa pergunta!

O Boss BR 1600 CD é um dos gravadores multi canais mais populares do mundo, é o que podemos chamar de “tudo dentro de uma caixa”. 

Temos um pouco de tudo alí dentro:

- Um mixer de 16 canais (256 virtuais).

- HD de 40GBs para gravarmos muito mais do que nos antigos Boss BR 08 que utilizavam ZIP Drive 100 e 250 MBs(aquilo quebrava muito!).

- Um drive de CD-ROM capaz de gravar o resultado da mixagem e deixar o CD pronto para tocar em qualquer player de CD Áudio.

- Alí nós encontramos 16 EQs individuais e 8 compressores, que você vai entender como são importantes no nosso Curso de Home Studio Online.

- Grava 8 canais simultâneos, o que é ótimo para gravar uma bateria acústica ao vivo ou com um pouco de trabalho a sua banda inteira. Entradas padrão XLR que são as mais recomendadas para evitarmos possíveis interferências. Show!

- Além de tudo, um processador de efeitos para guitarra (efeitos iguais aos que encontramos nas pedaleiras Boss GT-6), há efeitos para contrabaixo e uma caixa de ferramentas exclusiva para vozes, o Vocal Tool Box. Esse novo algorítmo inclui um corretor de pitch para deixar tudo muito bem afinadinho, além de uma função Harmony Sequence para criar harmonias realísticas, eliminando a necessidade de cantores de backing!  Essas ferramentas de vozes são demais!

- Existe um recurso onde é possível carregar arquivos de sampler do HD para criar uma base de acompanhamento para sua guitarra. Ele é um pouco sampler também.

- A promessa é de conter um Kit para Masterização do Áudio, o que pretende deixar os CD gravados com toda dinâmica, peso e energia de um CD profissional.

- Porta USB para trocar dados com o computador, facilitando o carregamento de arquivos .WAV/AIFF ou mesmo para transportar suas pistas para um software de computador para um futuro processamento ou mesmo para backup dos arquivos.

- Sem falarmos do V-LINK para controle de vídeo, que não é uma porta para monitor externo, pois se trata de uma conexão para misturar vídeo e música. Com o V-LINK  você pode conectar o BR 1600 CD a um  editor de vídeo Edirol opcional externo, para controlar e manipular imagens através dos botões do painel frontal do BR-1600CD.

O Boss BR 1600CD é um equipamento com desempenho muito além do esperado para um equipamento deste nível. 

O Boss BR 1600CD é uma espécie de computador, com processador, memória, etc. Essa CPU gerencia o HD o CD-ROM, executa seu software de sistema operacional e processadores de efeitos.

Até o momento encontramos várias similaridades com o nosso sistema baseado em computador, mas então qual seria a vantagem do Home Studio baseado em computador?

Uma fórmula simples pode descrever tudo:  “Controle = Qualidade”.

Em um sistema baseado em computador, podemos ter mais controle, e estou falando de trocar o hardware ou mesmo utilizar uma infinidade de softwares no mesmo equipamento.

Para termos mais controle sobre o material que estamos gravando, editando, cortando e principalmente visualizando o resultado e não só ouvindo como é o caso do BR 1600CD, precisamos de softwares poderosos e somente os computadores completos são capazes de executar tais aplicativos. Com essa tecnologia embarcada em um computador doméstico, podemos operar verdadeiros “milagres” em uma peça de áudio.

Computadores são como camaleões que podem se adaptar a múltiplas situações e essa maleabilidade do computador é o que o tornou tão popular nas mais diversas funções.

No estúdio o computador faz uma profunda diferença, produzindo resultados só antes vistos em mega estúdios de gravação.  Você pode conferir esse sistema de computador no estúdio através do nosso Curso de Home Studio Online onde você aprende como é possível montar um estúdio de gravação totalmente baseado em computador e software!

Então podemos definir dois caminhos a seguir:

Se você é um guitarrista, o Boss BR 1600CD vai te ajudar muito e será muito divertido criar suas canções nele.

Se você pensa em trabalhar com seu estúdio ou mesmo fazer música de qualidade, então o melhor a fazer é montar um estúdio baseado em computador e software. Mais controle, mais qualidade e o produto se torna muito mais atraente.

Conheço um amigo com um estúdio baseado em Boss BR 1600CD, ele vive do estúdio e trata da família confiando nesse equipamento, mas ele não deixa de utilizar o computador para trabalhos mais complexos.

O Boss BR 1600CD está custando por volta de US$ 1100 nos EUA e no Brasil R$ 4500

Te vejo no próximo review! Até lá! 


Curso de Home Studio Online

Montar Home Studio

rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.