Placa de Som M Audio é sinônimo de equipamento com excelente custo/benefício. A M-Audio produz diversos equipamentos para estúdio, parece que essa empresa resolveu os problemas dos futuros estúdios modernos. Então, o que esperar das principais opções em placas de som da M-Audio? Qual delas é a mais indicada para você? Vamos buscar algumas respostas comparando 2 modelos de placas de som M-AUDIO.

M-AUDIO Delta 1010 24bits 96Khz PCI

A placa de som Delta 1010 é interessante por suas capacidades:

  • 10 entradas, 10 saídas
  • Entras XLR para microfones com pré-amplificador
  • Gravação em 24Bits 96Khz
  • Alta Fidelidade
  • Driver de Alta Tecnologia
  • Monitor com latência zero
  • Um poderosos sistema de mixagem e roteamento digital 

Por que usar a Delta 1010?

A Delta 1010-LT oferece todos os recursos de interface que você precisa para gravar música no seu computador, incluindo: 8 entradas e saídas analógicas, incluindo 2 entradas XLR de microfone com pré amplificadores, S/PDIF in/out, MIDI in/out, e Wordclock in/out. Uma variedade de fontes de áudio podem ser conectadas as entradas da Delta 1010, e o software Delta Control Panel pode ainda definir e ajustar o nível das entradas de linha. Entradas 1 e 2 XLR podem ser configuradas para receber uma linha balanceada ou um sinal de microfone, eliminando a necessidade de um pré-amplificador de microfone externo.

As saídas da Delta 1010podem ser conectadas a um mixer externo ou sistema de som, enquanto as saídas S/PDIF alimentam sua plataforma digital de mixagem. O software Delta Control Panel também controla um mixer de hardware embutido na placa PCI, dando ainda mais o controle de roteamento e mixagem. Use o MIDI I/O para os controladores de MIDI e módulos de som, e, finalmente, conecte dispositivos capazes de utilizar um wordclock par uma sincronização perfeita e precisa.

A Delta 1010 é parte da série Delta de placas de áudio PCI, e se beneficia de anos de desenvolvimento e pesquisa. Nenhuma outra interface de áudio no mercado é capaz de competir com a qualidade de som e compatibilidade de driver da série Delta. Instale uma dessas em seu computador Mac ou PC ainda hoje e comece a explorar o mundo do áudio digital profissional.

Pontos fracos na Delta 1010

  • A Delta 1010 é uma placa de som PCI e só pode ser instalada em computadores Desktop. Notebooks, nem pensar!
  • Ela não é muito sexy, como dizem os produtores americanos que a utilizam.
  • Alguns preferem comprar um Mixer Digital USB/Firewire que estão ficando cada vez mais baratos. 

M-AUDIO - Fast Track Pro USB

A Fast Track Pro é uma placa de som muito interessante, veja:

  • Interface de áudio de 24-bit/96kHz
  • Duas entradas no painel frontal de mic /pré-amplificador de instrumento (Neutrik XLR / 1/4" TRS) com controles de ganho.
  • Luzes - signal/peak
  • Possui 2 saídas balanceadas (1/4" TRS)
  • 4 saídas não balanceadas (RCA)
  • S/PDIF coaxial I/O c/ 2 - canais PCM
  • S/PDIF também suporta AC-3/DTS surround.
  • 1 x 1 MIDI I / O com LEDs de atividade
  • Saída de fone de ouvido (1/4" TRS) com controle de volume
  • Um fone de ouvido com controle A/B estilo DJ
  • Controle de reprodução Input /mix para monitoração direta de hardware
  • Controle de volume da saída master
  • Monitoração com latência perto de zero
  • Conexão USB para computador
  • Alimentada via USB ou adaptador de alimentação AC opcional

A Fast Track Pro oferece toda a mobilidade na gravação, além de recursos ainda mais profissionais. Começando com 2 entradas no painel frontal de mic/linha completas com alimentação fantasma (Phanton Power) para microfones a condensador, entradas para efeitos externos balanceada e saídas analógicas, S/PDIF digital I/O, MIDI I/O, e muito mais. A Fast Track Pro também apresenta monitoração de hardware com latência zero e direta de baixa latência usando um driver ASIO com o monitoramento via software, além de um controle A/B para mudar suas fontes para uso em estilo DJ. A Fast Track Pro é compatível com PC e os mais populares softwares musicais para Mac. A conexão USB, junto com a compatibilidade com o Mac OS X a torna fácil de configurar.

O USB permite que você use a sua interface em praticamente qualquer computador existente no mercado.

Agora vamos para os pontos fracos dessa Interface

  • A conexão via USB não suporta múltiplos canais, como a PCI. Não utilize mais do que 5 canais de áudio e 3 de MIDI simultaneamente, se não, pode dar algum problema na reprodução/gravação.
  • Ainda existem interfaces de áudio USB ainda mais baratas. 

Enfim, se você está pensando em montar um estúdio moderno, como ensinamos no Curso Online de Home Studio, então recomendamos a Fast Track Pro. Se você precisa gravar vários instrumentos ao mesmo tempo, então prefira a Delta 1010.

A decisão sempre é sua, levando em conta que a Fast Track foi a que menos pontos negativos encontramos nas avaliações dos profissionais de estúdio.

Placas de Som M-Audio são ótimas soluções em ambos os casos.

Gostaria muito de saber das suas experiências com as Placas de Som M-Audio. Deixe o seu comentário.

O Autor Rodrigo Marques

Perfil de Rodrigo Marques

Rodrigo Marques é autor – editor e CEO do site Home Studio Fans.com dentre outros projetos culturais. Empreendedor cultural ligado às artes áudio visuais, praticante de hobbys e esporte. Curte compartilhar seus conhecimentos e experiências com as pessoas através de seus blogs e redes sociais.

"Eu quero ter um milhão de amigos e bem mais forte poder cantar!"

Deixar seu comentário

0 Restrição de Caracter
Seu texto deve ter mais de 10 caracteres
termos e condições.
Carregar Comentários Anteriores
  • Visitante (nadson)

    olá pessoal eu queria saber se essa placa delta 1010<br />e compativel com a placa mae phitronics

  • Visitante (johnny wesley)

    galera sera q alguem pode me ajudar quanto custa uma placa dessas e aonde posso comprar? :lol: :D :D por favor alguem me ajuda *__*

  • Visitante (laura karter)

    Gostaria de gravar varios instrumentos ao mesmo tempo, mas tenho notebook, então a delta não me serve. Sabe de outra placa externa que possa me suprir, já que a fast track só grava 5 canais similtaneos?

  • Olá Laura.<br /><br />Existe uma limitação sobre a quantidade de canais possível em uma interface USB ou Firewire. Os notebooks apresentam um desempenho menor que os desktops. Assim, se você precisa mesmo gravar mais de um canal ao mesmo tempo, prefira fazer isso com algo via PCI. Você pode gravar offline, em um software com o Sonar e assim, ter vários instrumentos tocando ao mesmo tempo, mas gravados um de cada vez.<br /><br />Abraço!

  • Olá johnny!<br /><br />Ainda não temos uma loja aqui, mas a opção é procurar uma boa loja de equipamentos para estúdio em sua cidade. Muitos usam o Mercado Livre.com para adquirir esse tipo de equipamento.<br /><br />Abraço!

  • Olá, <br /><br />Atualmente o Windows 7 é uma ótima opção para qualquer Home Studio.<br /><br />Abraço

  • Visitante (Antonio Herci)

    Bom artigo, muito esclarecedor. A monitoração via ASIO da Deltga 1010 é mais eficiente? Para performance ao vivo, onde os efeitos serão gerados em tempo real, a Fast Track, por exemplo, decepcionou um pouco, apesar de ser excelente para retorno por Hardware e para qualidade final de edição. Você saberia dizer em ms a latência a que se pode chegar via ASIO, com i7 turbinado? Grato por compartilhar seu conhecimento conosco! Saudações

  • Visitante (Sergio Michelin)

    Alo.<br />Preciso de uma fonte de alimentação externa para a placa de som Fast Track Pro 4x4 Mobile da M-Audio. Onde posso consegui-la ?

  • Visitante (robison de souza l)

    oi amigo essa placa delta dez por dez grava um estrumento de cada ves?

  • Sim, usando um software que suporte múltiplas entradas (8 na Delta 1010-LT). <br /><br />Abraço!