recording studio soundproof

Fazer um isolamento acústico do estúdio de gravação é uma boa ideia por muitas razões. É ainda melhor se você deseja manter a paz com seu bairro. Imagine que se você estiver gravando áudio por duas ou mais horas, seguidamente e você está no seu porão ou garagem onde todos podem ouvir cada bang e clang dos seus instrumentos, você está na verdade atraindo problemas, problemas sérios.

Por outro lado, tanto quanto seus vizinhos não querem ter dores de cabeça constantes causadas pelos sons que você produz, você também não querer capturar todos os sons do seu bairro em sua gravação. Sons habituais do dia a dia, como carros buzinando no cruzamento, um cão latindo para outro cão, dois vizinhos conversando uns com os outros na rua e muitos outros sons inofensivos que não são tão inofensivos quando se trata de gravação. Quanto menos som indesejado você capturar, mais fácil será misturar o seu som e mais rápido concluirá seu processo de produção. Assim, faz muito sentido você ter seu estúdio isolado acusticamente, ou seja, nem um som entra, nem um som sai do estúdio. 

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse vídeo...

Existem diferentes maneiras de fazer seu home estúdio à prova de som, algumas delas serão mais eficientes que outras e também mais caras.  

Isolamento Acústico – Opção 1 

A forma mais simples de isolamento será construir paredes espessas entre a sala do Home Studio e o ambiente externo. Isso é muito caro, mas é uma solução definitiva que tem retorno em longo prazo. 

Isolamento Acústico – Opção 2 

Outro método mais prático é chamado "a sala dentro de uma sala" que consiste em tentar isolar a sala do seu Home Studio dentro de uma sala em sua casa ou prédio. Você pode criar uma camada extra de paredes (não permanentes) cercando o seu Home Studio. É possível pendurar absorvedores espessos nessas paredes, painéis acústicos no teto de modo a aprisionar os sons dentro da sala. 

Isolamento Acústico – Escolha o melhor momento para gravar 

Além de criar seu isolamento acústico, seja com paredes de concreto ao redor da sala ou paredes provisórias recobertas com mantas, você pode tentar observar quais momentos do dia ou da semana o seu bairro é mais silencioso. Talvez seu bairro pareça morto durante a manhã, pois todos saíram para trabalhar ou estudar fora. Você deve ouvir o seu ambiente a fim de descobrir essas brechas onde temos menos poluição sonora. 

Enfim, manter a paz com seus vizinhos e garantir um som de qualidade é fundamental para evitar o stress e a fadiga, para ambos os lados.

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender Como Montar o Seu Estúdio de Gravação Musical, de Alta Qualidade, Sem Investir em Equipamentos Caros, recomendo que confira esse vídeo agora mesmo.


QUERO VER O VÍDEO