audiencia fas

Hoje nós vamos conhecer o conceito de super fãs, como eles podem transformar você em um artista capaz de realizar seus próprios sonhos, sem depender das grandes e saturadas gravadoras. Vamos descobrir como isso tudo funciona?

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você confira esse link...

Normalmente, os músicos desenvolvem bastante as suas habilidades com instrumentos musicais e até mesmo alcançam o domínio completo da arte musical. Porém, o músico precisa de muito mais do que isso para alcançar o sucesso, que nesse caso representa; uma boa carteira de fãs e a possibilidade de estabelecer uma atividade profissional, servindo esses fãs.

A falta de habilidade em alcançar pessoas através do marketing é o que torna artistas ao redor do mundo, completamente dependentes dos grandes selos musicais. Essas grandes gravadoras, como são conhecidas, sempre foram capazes de acessar às pessoas certas e criar as conexões necessárias para levar o talento do artista até o seu público potencial.

Desse modo, a não ser que você tivesse acesso à uma pessoa que conhecesse um influenciador dentro da indústria da música, seria praticamente impossível entrar para a lista dos artistas que possuem fãs.

Por causa de lacunas como essas e da falta de informação, muitos talentos estão deixando um futuro promissor na música, por acreditarem ser necessário participar do portfólio de uma dessas gravadoras famosas, afim de fazer suas carreiras decolarem.

Você tem as Ferramentas Certas

A boa notícia é que nos dias de hoje, você não precisa se tornar extremamente famoso para conseguir viver de música. Outra coisa boa é que agora, nós temos acesso às ferramentas que nós precisamos. Essas ferramentas são muito similares às que as maiores gravadoras usam e que ajudaram a criar incontáveis histórias de sucesso e fizeram com que artistas de renome internacional chegassem ao topo. O melhor de tudo é que essas ferramentas estão ficando cada vez mais eficientes, completas e de fácil acesso para qualquer um que tenha um computador e a internet.

Iniciando a sua Carreira Musical

Acredito que você gostaria de viver de música, fazendo o que você ama fazer. Claro que sim! E nesse sentido é importante começar a criar metas de curto e de longo prazo. Uma das metas que você deve definir agora é responder à duas perguntas: Porque você gostaria de ser bem sucedido na indústria da música? O que significa ser bem sucedido para você?

Talvez você responda: Preciso de popularidade, para me sentir reconhecido em minha profissão.

Preciso conquistar independência financeira -  Esse pode não ser o único motivo, mas se você trabalhar duro suficiente, o dinheiro será apenas uma consequência do seu trabalho bem feito.

Auto expressão - Os músicos frequentemente sentem um fogo criativo dentro de si, e a música é uma excelente forma de manifestar essa criatividade.

Acredito que como seres humanos, temos um desejo intrínseco de transformar o mundo em um lugar melhor para se viver. Um monte de músicos escreve música afim de se conectar com a humanidade, compartilhar experiências de amor, felicidade, ódio, solidão, etc.

Pode ser que os sons que a sua alma e seu coração criem, signifiquem algo para aqueles que tiveram experiências similares. Se você encontrar essas pessoas, talvez você não se sinta tão sozinho apesar das circunstâncias. Você quer se conectar com eles e eles querem se conectar com você, em um nível mais profundo que uma conversação normal. Se as pessoas se conectarem umas com as outras emocionalmente, principalmente usando a música, acredito que esse mundo pode se tornar um lugar melhor para os nossos netos.

Definindo um Estílo Musical

Quando você definir quais são os seus motivos para avançar, para continuar lutando, você pode começar a seguir os próximos passos para alcançar o seu objetivo. Você deve começar sabendo qual caminho seguir.  O próximo passo para isso é responder: Qual o gênero de música você vai usar pra se comunicar? Não importa muito o estilo de música que você escolha. Existem multidões de seres humanos lá fora, que estão procurando pelo estilo que você escolher e que vão ressonar muito bem com as experiências que você vai compartilhar através da sua música. Se você conseguir encontrar essas pessoas, vai haver uma sólida conexão.

Uma vez que você escolheu o seu estilo musical, deixe fluir a sua criatividade. Apenas escreva tudo o que vier na sua mente, grave essas novas músicas em voz e violão no seu Home Studio. Mesmo que a melodia não venha em um primeiro momento, procure gravar pelo menos a letra, que servirá como ideia para novas canções. Uma boa ideia é usar um aplicativo como o Miidio Recorder no seu smartphone, para gravar essas ideias no exato momento em que elas surgirem. Você também pode instalar um software gratuito como o Audacity no seu PC ou notebook e isso vai ajudar muito nessas gravações de voz e violão, para o seu arquivo pessoal de ideias.

Conseguindo Inspiração para Compor Músicas

Uma boa forma de conseguir inspiração é ouvindo artistas que possuem um estilo similar ao seu, além de estudar suas técnicas e arranjos musicais. Também é interessante ouvir os primeiros álbuns do artista escolhido e comparar com suas últimas produções, prestando bastante atenção na evolução do estilo musical.

Grave todas as suas ideias e procure mostrar essas gravações para todos e em todos os lugares. Não espere a aprovação apenas dos seus amigos, eles não vão ser muito objetivos com você. Se você tiver a oportunidade, busque opiniões de pessoas da indústria da música; esteja preparado para respostas honestas, não deixando que os seus sentimentos sejam feridos por isso.

Uma vez que você tiver um produto tangível, pode ser uma seleção de músicas MP3 ou mesmo apenas uma música bem produzida, coloque essa faixa à disposição em uma página do Facebook (também conhecida como Página de Fãs). Essa página será um canal para compartilhar suas produções e começar a encontrar seus primeiros Super Fãs, aquelas pessoas que criaram uma profunda conexão com o seu trabalho e que o admiram e o valorizam.

Conseguindo Seus Primeiros Super Fãs

Afinal de contas, o que é um super fã? O super fã é alguém que realmente curte o que você tem para oferecer e frequentemente sente uma conexão muito forte com a sua música.  E acredite, isso não é difícil de acontecer, uma vez que você estiver exposto ao seu público, é perfeitamente natural que surjam os super fãs. O melhor de tudo é que esse grupo de super fãs vai suportar a sua carreira musical, apesar do que a crítica possa dizer. Se você decidir possuir um contrato com uma gravadora, uma casa de shows lotada com seus super fãs pode contar muito a seu favor.  

Agora lembre-se: Uma vez que você assinar um contrato com uma gravadora, eles basicamente vão possuir você. Se você gosta de ser dono do seu nariz, então procure fazer a sua carreira musical sem o intermédio de uma gravadora.

Nos Estados Unidos é comum vermos artistas que possuem super fãs lançando campanhas de arrecadação de fundos, por exemplo, no gofundme.com ou kickstarter.com, e esses super fãs acabam contribuindo muito mais do que o pedido mínimo, o que ajuda muito esses artistas a alcançarem seus objetivos. Vamos fazer aqui uma matemática simples? Se um super fã contribuir com R$ 100 por ano, e você tiver pelo menos 1000 super fãs, isso será igual a R$ 100.000 por ano. Isso é suficiente para que você tenha uma vida confortável? Aí você é quem diz.

O ponto mais importante é ter uma estratégia sólida e persistir com nela. É lógico que você vai encontrar muitas pessoas por aí, duvidando dos seus planos. Se você fizer parte de uma banda, certifique-se de que todos os membros tenham a mesma visão que você. Uma pessoa que não consiga enxergar esse plano, será claramente um peso morto, podendo até impedir o grupo de chegar a algum lugar. Meu melhor conselho hoje é que você nunca desista de buscar o SEU sonho.

Pássaros criados em gaiola, acreditam que voar é uma doença. Alejandro Jodorowsky

Se você conseguir reunir persistência, educação e ação, o impossível será mesmo apenas uma questão de opinião. 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender como montar o seu estúdio de gravação musical, de alta qualidade, sem investir em equipamentos caros, recomendo que confira esse link agora mesmo.