pessoas puplico

Opa! Se você está aqui, vamos falar sobre como você compositor ou artista, pode gravar suas músicas e formar o seu público.

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse link...

Antes disso, eu quero lembrar aqui dos compositores, que estão pensando em vender suas músicas para vê-las sento tocadas no rádio ou TV. Esse post pode ser uma luz para você que está seguindo algum caminho musical, mas que não sabe ao certo onde está, onde quer chegar e como pode ser possível.

Quando eu comecei a compor no final dos anos 90, meu público era minha mãe, meu pai e meu irmão. Eles sempre foram os primeiros a ouvir minhas músicas. Depois, algumas centenas de milhares pelo rádio, em programas ao vivo.

Naquele tempo não havia internet, então era mais difícil conseguir criar um público para as minhas composições. Entrar em contato com esse público era difícil e caro.

Se você não fosse parte da indústria da música nos anos 80 e 90, estaria em dificuldades.  É certo que pessoas humildes se tornaram mega empresários, tudo isso em poucos anos, com fazendas enormes, mas e os milhares de talentos que ficaram de fora dessa festa?

Quando eu fundei o Home Studio Fans em 2009, a intenção era de ver pessoas realizando sonhos através da música, e isso está acontecendo nesse momento. Vemos alunos nossos gravando e dominando a arte de produzir música a cada dia. Quando eu ouço algum material gravado por um aluno, tenho mais certeza de que milhares de pessoas poderão ter o seu lugar ao Sol no cenário musical.

Muito diferente de 2003, quando eu fui para o Anhembi em São Paulo para participar da seleção do grupo Br'oz. Éramos 5000 participantes na primeira etapa. Graças a Deus, fui peneirado logo na primeira etapa. Imagine 5000 pessoas cantando em tom alto, seguindo o cantor Billy, (parecia muito com o Vinny)... O Rouge estava cantando pra nós, o Sylvio Lemgruber dando aulas de coreografia para 5000 pessoas... Atitude!!! Eu quero atitude!!! Valeu pela experiência...

Aquele dia eu percebi que depender da Sony Music não era uma boa ideia...

Então vamos direto ao ponto desse post, vamos ver o que você vai precisar para conseguir gravar o suas músicas e conquistar seu público.

Você vai precisar de 5 coisas para conseguir gravar a sua música  e ter o seu próprio público. 

-       Produto 

Você precisa ter algo novo para mostrar para as pessoas, as suas composições são perfeitas para mostrar. Mesmo que você não saiba compor músicas populares, pode criar uma track como DJ, remixes, mashups, áudio livros, qualquer outro conteúdo seu em áudio...

-       Home Studio

Nesse ponto você precisa ter um estúdio de gravações particular, para não ter que investir pequenas fortunas em horas de estúdio. Se você tem esse sistema em mãos e já sabe produzir, vai economizar muito tempo e dinheiro, além de libertar toda a sua criatividade, explorando seu tempo livre, até mesmo nas madrugadas....

-       Um formato para entregar suas produções

Tem gente que diz que o CD já está morto desde 2012, em 2010 eu escrevi algo sobre isso aqui no blog. Acredito muito no formato online, do podcast, do download legalizado, é rápido, prático, e atende aos seu público onde ele estiver. A questão do dinheiro para pagar a conta de tudo, não precisa seguir esse modelo tradicional. Você pode ter seu público retribuindo a sua arte através de doações, compra de downloads, apoios em sites de apoiadores com o Patreon ou Apoia-se. Suas produções precisam gerar valor para o seu público, seja um louvor, um áudio livro, um álbum romântico. Seu público saberá valorizar o seu trabalho como produtor musical.

-       Um Canal para Reunir seu Público

Essa é a última peça que você precisa. Crie um canal no YouTube para que pessoas comuns possam ouvir o seu áudio gratuitamente, curtir seus conteúdos, e se desejarem, inscreverem-se em seu canal para acompanhar o seu trabalho.

Isso é suficiente para iniciar uma carreira como produtor de áudio, ou artista musical. Se você seguir isso, vai conseguir resultados inimagináveis, tanto nas produções quanto em público que gosta de você de verdade.

Não tenha medo das críticas... Não é possível agradar a todos, então agrade àqueles que se mostram interessados por aquilo que você produz.

Eu poderia escrever um post imenso falando sobre isso, mas por hoje é isso. Pense sobre esses pontos, e logo estarei escrevendo mais sobre isso aqui no blog. 

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender como montar o seu estúdio de gravação musical, de alta qualidade, sem investir em equipamentos caros, recomendo que confira esse link agora mesmo.