celemony

Se você está pensando em baixar o afinador de voz Melodyne, vamos conferir aqui alguns pontos importantes dessa ferramenta e o link para você baixar uma versão de testes...

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse link...

Estivemos falando sobre o Justin Bieber aqui no blog e como ele admitiu usar o Melodyne para deixar sua voz mais legal de ouvir. Aquele post foi polêmico, mas é claro que quando temos uma ferramenta dessas disponível, não há mal algum em usá-la.

E o show ao vivo? Nem o show ao vivo escapa, porque existem hardwares capazes de dar uma afinada no som, em tempo real, baseando em presets e escalas.

Agora falado em Melodyne, esse é o principal concorrente do Auto-Tune. Para entregar mais valor ao usuário a família Melodyne conta com a versão estúdio, podendo até arriscar algumas funções multicanais, sendo limitado apenas pela capacidade de processamento do seu computador.

Explicando melhor, o Melodyne estúdio não só trabalha a afinação das notas em tons monofônicos, mas também oferece a possibilidade de inserir séries de vocais, em vários canais e acertar até mesmo um coral inteiro de uma só vez.

Quem trabalha com estúdio sabe que os solos das guitarras nem sempre ficam afinados, e isso pode ser corrigido em tempo real com o Melodyne Studio.

Posso gravar meu áudio usando apenas o Melodyne?

Oh man! Acho que não. Não. Melhor não. Cada macaco no seu galho aqui. Melodyne, Auto-tune, são muito bons em corrigir tons, assim como o Sonar é muito bom para sequenciar MIDIs e aplicar instrumentos virtuais. Se você é aluno aqui do Home Studio Fans, sabe que usamos vários programas, um para cada função no Home Studio, sempre aproveitando o melhor de cada um e aplicando o nosso processo de produção.

Link para baixar o afinador de voz Melodyne Studio

Você pode baixar uma versão de testes do Melodyne Studio clicando aqui.

Perigos ao Usar o Melodyne 

Toda técnica funciona muito bem se você não conseguir perceber que ela está sendo usada. É como um veneno, que em doses controladas pode causar resultados positivos. 

Se você aplicar muita correção de afinação, vai acabar conseguindo o efeito Cher. Sim, da música Believe da Cher. Vou deixar o vídeo aqui para você ouvir e perceber o momento em que o pitch é alterado de propósito.

 

Ok, depois de nos divertirmos um pouco com a Cher, tem mais esse vídeo aqui onde o inventor do Melodyne, Peter Neubäcker, mostra como o programa funciona. Está em Inglês, mas é um grande incentivo para você exercitar o seu segundo idioma. 

 

Se você é aluno, teremos um workshop sobre Melodyne, onde apresento a ferramenta, como usá-la e exatamente o que evitar sempre que for corrigir um vocal.

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender como montar o seu estúdio de gravação musical, de alta qualidade, sem investir em equipamentos caros, recomendo que confira esse link agora mesmo.