arranjo-musical-musica


Quanto custa um arranjo musical feito em estúdio de gravação, em qualquer estilo? Essa é uma dúvida que muitos têm e que vamos tentar entender agora. Confira!

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse link...

O motivo pelo qual você pode estar querendo um arranjo musical pode ser variado. Pode ser que você queira gravar um álbum com algumas músicas para seus fãs, ou está pensando em fazer publicidade, mas a verdade é que o custo de produção de um arranjo musical vai depender de alguns fatores importantes.

O Músico Criativo

Estivemos falando sobre como fazer um arranjo musical em 2 horas e todo seu processo criativo/matemático. Porém, se você pensa em fazer algo de qualidade, precisa de um músico criativo para realizar o trabalho. É bom que o músico saiba tocar teclado como ninguém, esse vai ser o instrumento usado para controlar todos os outros instrumentos que compõe o arranjo musical. Esse músico precisa ser teórico, tudo que é feito em um arranjo precisa ser compreendido, principalmente sobre a estrutura harmônica da obra.

Todo arranjador é também uma espécie de compositor, principalmente ao compor os solos nos interlúdios do arranjo, por exemplo. Se você quer ser o criador do arranjo, foque em estudar teoria musical e dedique-se ao teclado como principal instrumento musical.

Um bom músico pode cobrar por hora ou por trabalho, você vai ter que negociar com ele, talvez até ensiná-lo como gravar em multicanais.

O Estúdio de Gravações

Se você não tem estúdio de gravações, então vai ter que alugar um desses, ou pagar para que façam um arranjo para você. Existem bons estúdios, com bons profissionais arranjadores, capazes de entregar ótimos resultados. Outra possibilidade é levar esse arranjo pronto para o Home Studio e finalizar em casa.

Do mesmo modo que você teria que pagar para ter um arranjo musical personalizado para a sua música, sendo você o dono do estúdio, estaria sendo pago por um trabalho que pode ser finalizado em algumas horas.

O que muitos donos de Home Studio não percebem é que têm uma grande máquina de fazer músicas ou serviços de áudio em casa e não estão aproveitando esse potencial de valor.

A Complexidade do Arranjo Musical

Em se tratando de arranjos musicais, esses podem ser simples ou complexos. Quanto mais complexo for o arranjo, mais conhecimento teórico o músico deve ter. Além disso, a pessoa que mixa também precisa usar uma fórmula para conseguir misturar todos os instrumentos sem perder a definição do áudio final.

Financeiramente, um arranjo complexo é bem dispendioso. Seria ótimo que o arranjador estudasse algumas técnicas para criação de estados mentais, isso define se o arranjo faz sucesso ou não no mercado.

Quanto custa um arranjo? Olha, um arranjo musical no Brasil, normalmente varia de R$ 250 – R$ 2500. Se o arranjador for muito famoso, você pode colocar mais zeros na conta. Esse valor é bem subjetivo e vai depender de quão empresário é o arranjador ou o estúdio de gravações.

Depois volto com mais sobre essas técnicas por aqui. Forte abraço!

Se gostou, compartilhe nas redes sociais.

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender como montar o seu estúdio de gravação musical, de alta qualidade, sem investir em equipamentos caros, recomendo que confira esse link agora mesmo.