Será Possível Restaurar Áudio Saturado?

Será Possível Restaurar Áudio Saturado

Restaurar áudio saturado é uma tarefa interessante que pode salvar uma sessão de gravação inteira. Mas será mesmo que restaurar é a melhor solução, tem outra forma de fazer isso? Vamos descobrir agora…

Áudio Saturado no Microfone

mulher cantando forte microfoneCerta vez estávamos gravando um projeto enorme – um CD duplo com 26 músicas – muitos dias de trabalho e tempo suficiente para alguns problemas técnicos surgirem. Um problema interessante foi encontrado em uma gravação de vocal, bem no refrão. O cantor ficou muito empolgado e acabou excedendo o limite dinâmico do microfone, saturando tudo.

Agora com o áudio do vocal saturado, o que poderíamos fazer para resolver esse problema?

Câmera Filmadora Saturando Áudio

amigos festejando filmandoUm amigo trouxe ao estúdio uma pequena câmera filmadora contendo algumas imagens que ele havia feito na noite anterior. Tratava-se de uma festa onde alguns cantores amigos estavam cantando ao vivo. Como o amigo não era leitor do HSF (continua sendo amigo), não sabia como capturar o áudio direto da mesa de som do palco, então deixou apenas o pequeno microfone da câmera ( áudio 5.1 aliás) dar conta do recado. As imagens e o áudio da festa até ficam muito bons, mas o problema no áudio apareceu quando os amigos cantores começaram a cantar. Com a câmera muito próxima dos P.A.s o pequeno microfone e o sistema de compressão de áudio da câmera também não conseguiu lidar com tamanha pressão dinâmica e acabou saturando todo o áudio.

Novamente, o que podemos fazer para resolver esse problema? Uma masterização poderia resolver isso?

O que é mesmo “saturar”?

saturacao do audio reeltapeComo vimos, nessas duas histórias tivemos problemas graves com saturação de áudio, o que muitos entusiastas de estúdio chamam de “rachar o som”. O que acontece é que todo equipamentos de áudio tem um limite de variação de voltagem com o qual ele consegue lidar. Um compressor de áudio é um equipamento capaz de lidar com grandes variações de voltagem, normalizando essas para níveis confortáveis ao equipamento e a audição humana.

Por outro lado, até mesmo o compressor possui limites de voltagem. O gravador principalmente, também não consegue gravar acima de certo limite. Quando o som é muito forte, leva o sistema ao limite e esse não consegue registrar esses dados, que por sua vez se perdem da gravação, dando lugar para uma onda achatada, com uma característica sonora de um estalido. É mesmo como se formasse ali um buraco na onda, uma mancha sem luz em uma pintura. É um caso terrível de perda de dados durante a gravação. Ninguém quer ter esse tipo de problema, por isso tudo precisa ser planejado com antecedência.

O que fazer quando o áudio saturar

audio clipando graficoTivemos duas histórias para termos dois cenários diferentes e podermos explorar soluções diversas. Porém, como esse é um problema de perda de dados, a solução pode ser frustrante.

No primeiro caso o microfone estava ligado diretamente ao pré-amplificador da interface de áudio, então o problema foi originado durante a gravação do vocal, que estava sendo captado acima dos níveis de segurança. Por isso falamos em cascatas de áudio durante nosso curso de home studio, tudo para manter a segurança durante as captações.

No segundo caso a câmera não estava preparada para lidar com aquele volume de áudio vindo os enormes P.A.s do show. Mesmo que toda sua tecnologia de áudio 5.1 e seus compressores dinâmicos, seus sistema não foi capaz de resolver esse problema.

Melhor Prevenir do que Remediar

mdidor vu grandeA solução para problemas de saturação é sempre de prevenção. Nesse caso, prevenir é melhor e mais eficiente do que remediar. Antes de qualquer sessão de gravação, vale um teste, uma pequena gravação para calibrar o equipamento. O mesmo não se aplica a gravações de show ao vivo através do microfone de uma câmera filmadora – para esses casos você precisa plugar um gravador na saída da mesa de palco e mixar isso com seu vídeo da pós-produção.

Se você tem alguns pequenos estalidos em sua gravação, como quando está convertendo do Vinil para CD, pode tentar usar um software pluign para remoção de clicks. Um bom software é o Click Removal, que pertencia a Sonic Foundry. Claro, isso pode mascarar os furos no áudio, mas não é a melhor solução.

Boas gravações!

Uma dica extra do Rodrigo: Saiba como eu montei o meu estúdio de gravação musical e consegui gravar as minhas mais de 40 músicas sem gastar fortunas com equipamentos e softwares caros.

Confira o vídeo exclusivo que eu preparei pra você!

QUERO VER O VÍDEO!

Tags: