amplificador som

Amplificadores de Som, na realidade o termo técnico seria Amplificadores de Áudio, mas como muitos preferem falar amplificador de som, vamos falar sobre como comprar esse equipamento que é muito importante dentro do Home Studio. Vamos lá?

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse link...

Um amplificador de som (áudio) é como um transformador. Ele pega a energia elétrica super fraca que sai da sua placa de som e aumenta isso para uma corrente elétrica muito mais forte, capaz de mover os cones dos autofalantes em suas caixas acústicas. O amplificador de som precisa ser forte o suficiente para conseguir mover essas coisas, e não muito forte a ponto de explodir (literalmente) os seus monitores de áudio.

Potência e Impedância de um Amplificador de Áudio

Antes de comprar um amplificador de som para o seu Home Studio, você precisa saber qual a potência em Watts e a Impedância dos seus monitores de áudio. Ninguém vai querer um amplificador fraco, que não explora todo o potencial dos monitores de áudio, e tão pouco muito forte, que possa danificar todo o sistema.

Impedância pode ser simplificada como a carga resistiva de um circuito e é medida em "ohms". Nos autofalantes isso gera calor e campo magnético, sendo o último responsável pela interação com o imã do autofalante, fazendo vibrar o cone acústico.

A potência em Watts também pode ser simplificada: representa a capacidade do equipamento de converter corrente elétrica em som.

Agora que sabemos um pouco sobre Impedância e Potência em Watts, então podemos traçar um perfil de amplificador de som para nosso Home Studio.

Por exemplo: Se você tem um conjunto de caixas acústicas com 8 ohms e 250 Watts RMS cada, então seu amplificador de áudio precisa ter uma saída de 8 ohms e no máximo 550 Watts RMS. Caso o amplificador possua 4 ohms, e uns 1000 Watts, isso pode prejudicar o amplificador, por não conseguir trabalhar com uma resistência de 8 ohms e possivelmente as caixas acústicas, que poderão ficar sobrecarregadas com 500 Watts que sobram. Você pode estourar seu sistema logo após os 60% de volume.

Qualidade do Amplificador de Som

Outro aspecto a ser levado em consideração é a qualidade do equipamento. Estivemos mostrando um amplificador banhado a Ouro aqui no Blog, mas não precisa tanto para ter um bom rendimento, principalmente durante as mixagens.

O ideal é buscar um amplificador capaz de atender os requisitos dos seus monitores de áudio, além de procurar por uma marca conceituada no mercado. Não vamos citar marcas aqui, mas existem boas marcas nacionais, com preços na média, capazes de atender um Home Studio com sobra de qualidade.

Bons Amplificadores de Som Não Fazem Barulho

Evite amplificadores ruidosos, você precisa abrir o volume a 100% e não ouvir mais do que um leve ruído branco de fundo. Esse é um bom teste para comprar um amplificador bom: Ligue tudo e "coloque no 12", ouça os resultados. Um amplificador ruidoso pode atrapalhar você durante as masterizações. Mesmo amplificadores de guitarra precisam ser testados desse modo.

Espero que possa encontrar boas alternativas para seu estúdio de gravações.

Você tem alguma dica? Deixe nos comentários!

Abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender como montar o seu estúdio de gravação musical, de alta qualidade, sem investir em equipamentos caros, recomendo que confira esse link agora mesmo.