estudio profissional

Muitos querem saber o que o Home Studio tem de diferente de um estúdio de gravação profissional. Seus equipamentos podem render o mesmo? O som é diferente? Será que é apenas uma questão de estética ou praticidade? Vamos descobrir agora!

 

Vamos primeiro definir o que é um Home Studio e qual seria a sua principal característica. O Home Studio também é um estúdio de gravações, mas no contexto doméstico, colocado em uma das salas da sua casa. O Home Studio fica muito bem instalado no quarto das visitas, ou mesmo naquela sala que ninguém está usando. Outra característica do Home Studio é a de proporcionar ao feliz dono, a possibilidade de produzir a qualquer hora, a qualquer momento do dia ou da noite. Se você pretende capturar seus momentos de criatividade, ( às 3:00 da manhã) você precisa ter um desses estúdios em casa.

Os estúdios de gravação profissionais são instalados em uma sala comercial ou prédio dedicado, uma estrutura que pode auxiliar no status do estúdio, principalmente se o ambiente for requintado. Uma montagem em um lugar "desenhado para ser estúdio", tende a se parecer mais com a imagem que fazemos de um estúdio de gravação.

Se você tem um prédio ou várias salas para instalar seu estúdio, então é possível controlar a acústica aplicando absorvedores, dispersores e isolantes acústicos nas salas de gravação. Não é raro encontrarmos alguns microfones condensadores custando mais de $10 mil dólares nesses estúdios mais sofisticados.

A indústria de equipamentos para estúdio de gravações oferece uma vasta gama de opções, servindo os usuários domésticos com equipamentos de alta qualidade e muitos recursos, até os profissionais com dispositivos extremamente dispendiosos. Não é difícil encontrar estúdios profissionais com mais de 1 milhão de dólares em equipamentos em suas dependências.

O Home Studio e os Equipamentos Virtuais

hobnox-virtual-instrumentsA virtualização dos equipamentos de estúdio foi um grande passo para tornar possível, realizar em casa o que poderia ser feito apenas em um estúdio profissional. Com habilidade e conhecimento por parte do dono do Home Studio, é possível produzir áudio com qualidade equiparável a de um estúdio profissional.

Mesmo que não tenhamos grandes teclados, microfones luxuosos, violões, guitarras e pedaleiras; tudo isso pode ser "emulado" por um software e ser "reproduzido" dentro do ambiente de software do computador. Sem um PC seria quase impossível gravar, mixar e masterizar áudio em casa.

Por isso um estúdio profissional ainda apresenta muitas características dos estúdios antigos. A tendência é termos um microfone e uma interface MIDI, dentro de uma sala com uma tela e uma interface de controle (teclado, mouse), além da experiência do produtor por trás da máquina.

 

O Poder dos Instrumentos Virtuais no Home Studio

Confira um vídeo e descubra se esse instrumento é real ou virtual: 

Abraço!


Curso de Home Studio