programa_para_fazer_musicas

Descubra qual o melhor programa para fazer música entre os 3 mais populares da indústria. Vamos conferir quais as suas finalidades e como eles podem ajudar você a criar, editar e produzir suas músicas. Veja isso...

Existe uma variedade muito grande de programas para fazer música, por isso, é muito comum ver alguns produtores usando um programa que você considera ruim e vice versa. Talvez a escolha do melhor programa para fazer música esteja relacionada a uma melhor experiência de uso, ou qual software foi apresentado primeiro e uma série de fatores. O importante é que existe um senso comum de que ao menos 3 softwares são considerados os mais populares entre os produtores de música.

Antes de tudo, vamos lembrar de que quando nos defrontamos com um software desconhecido, a primeira reação é de confusão. Claro, não estamos acostumados com aquele tipo de coisa na nossa tela de computador; aqueles botões todos, uma infinidade de menus; para que tudo aquilo? A verdade é que quanto mais poderoso o programa para fazer música, mais esse tende a ser complicado aos olhos leigos.

Agora vamos conhecer os 3 softwares mais relevantes para a indústria da música e uma breve descrição do que eles são capazes de fazer.

Pro Tools

protools

O sistema Pro Tools é um pacote de softwares e hardwares extremamente poderoso. Você pode fazer de tudo com os aplicativos que compõe o pacote da Avid. Desde fazer vinhetas até produzir uma banda completa. Sua biblioteca de softwares é bastante abrangente, vai desde instrumentos virtuais até poderosos mixers virtuais. Apesar de muito respeitado, a Avid criou um sistema de proteção nos softwares para impedir que esses funcionem em outros hardwares que não os licenciados para Pro Tools. Esse é o tipo de estratégia que gera milhões na compra de hardware.

 

Sound Forge

sound_forge

Não poderia deixar o poderoso software da Sony (antes da Sonic Foundry) que nos acompanha desde a versão 4.0 em 1997. Antigamente esse era um editor poderoso, mas muito lento por seu sistema de cache (responsável pelo Ctrl+z) ser ineficiente. Esse problema de lentidão foi solucionado na versão 6.0, então a Sony comprou o Sound Forge e lançou uma versão 7.0 que conseguiu ser um pouco pior que a 5.0, mas eles viraram o jogo com a versão 8.0 e agora estão super bem com a versão Pro. Esse software não faz tudo em um estúdio, mas é especialista em edição de áudio e ótimo para masterização. Se você deseja um programa para gravar no PC, esse é o software. Sem palavras para descrever esse software.

Sonar

sonar_x1

No século passado usávamos uma versão chamada Cakewalk Pro Audio 5, evoluiu para 9 e perdeu o emprego para dar lugar ao então maduro Sonar 3.0. Uma grande vantagem do Sonar para você que deseja um programa para fazer músicas é a possibilidade de manipular áudio em wave e criar/editar comandos MIDI em uma interface extremamente funcional e inteligente. Durante uma das aulas do Curso de Home Studio Online mostramos como é possível usar essa interface para montar músicas usando ritmos e partes de arranjos pré-gravados, tudo para poupar tempo e ganhar em qualidade. Com o Sonar é possível gravar vários canais, fazer uma mixagem interessante, aplicar efeitos DirectX e ainda; criar música usando instrumentos virtuais no formato VST e Sound Font.

Qual é o Melhor Programa para Fazer Música?

Tudo depende do seu método de trabalho, por ex.: na Fórmula HSF nós recomendamos 3 softwares distintos, um para cada função dentro do estúdio. Um programa para masterizar músicas, outro para fazer arranjos e outro para mixagem, etc. Desse modo podemos extrair o melhor de cada software que sempre é focado em uma especialidade. É possível fazer música usando apenas um único software, mas usar um método de trabalho e um pacote é sempre mais vantajoso.

Finalmente, essas são 3 opções interessantes para você que deseja encontrar um programa para fazer música usando a melhor tecnologia disponível.

E você, está usando qual programa para fazer música?

Abraço!


Curso de Home Studio