vinheta mgm

Se você pretende aprender como fazer vinhetas, antes de tudo devemos conhecer melhor o que são as vinhetas e como elas funcionam a fim de criar peças marcantes e altamente comerciais. Nesta matéria não trataremos sobre a parte técnica envolvida na criação de uma vinheta, e sim no conceito por trás desse tipo de mensagem. Continue lendo...

O que é uma Vinheta?

Vinhetas são pequenas peças, gravações de áudio ou vídeo que servem para identificar uma marca, emissora de rádio, canal de TV. As vinhetas podem ser faladas ou cantadas. Vinhetas são menores que os Jingles.

Para que Serve uma Vinheta?

Um a vinheta pode ser comparada a uma “capa de livro”, serve para criar um clima específico e estabelecer uma conexão entre você ouvinte e o produto que esta representa. Um bom exemplo de vinheta é o do Plantão da TV Globo; quem não se lembra daquele som de suspense? Toda vez que você ouve tal vinheta, um clima de tensão se instala e você se prepara para ouvir uma notícia importante.

Como Criar Vinhetas de Sucesso?

As vinhetas de sucesso são aquelas que “colam” na mente das pessoas e são reconhecidas imediatamente, fazendo o ouvinte lembrar-se do produto da próxima vez que este for reconhecido. Como citamos no exemplo acima, as vinhetas de sucesso nem precisam ser tão complexas, basta que o som e/ou as imagens sejam de fácil assimilação e extremamente incomuns. O som que ouvimos na vinheta do Platão não existe na natureza, existe?

Vinhetas Criam Símbolos Mentais

Se você é um cinéfilo, provavelmente já ouvir o leão da Metro-GoldWyn-Mayer, esse tem som de leão, mas quer dizer muito mais do que um simples rugido. Vamos atribuir o leão à força, soberania e bravura; também uma série de pensamentos que nos vem à cabeça quando vimos um leão rugindo. Quem sabe aquele leão possa despertar no espectador um sentimento de medo, só Ele sabe...

Vinhetas para FM

Nas FMs você encontra vinhetas que usam uma linguagem mais auditiva, essas são até mais complicadas de fazer, visto que você só conta com o áudio para transmitir a sua mensagem marcante. Um exemplo de vinheta vem da mesma empresa que usa o som tão peculiar para sua chamada de Plantão; isso mesmo, a Rede Globo. Quem não se lembra dessa vinheta: “Rrradio Globo ohohoh!”. Outra coisa que podemos chamar de vinheta são os bordões que alguns atores usam para marcar seus personagens, os bordões são micro vinhetas, um exemplo muito conhecido de bordão é: Ronaldo!

Vinhetas para DJ

Existe uma grande quantidade de DJs no mercado, isso é ótimo, tem muita gente talentosa misturando música por aí e fazendo $uce$$o. Mas, com tantos DJs no mercado, como fixar na mente dos fãs uma marca que relembre um DJ específico? Não vou aprofundar nesse assunto, esse não é o tema dessa matéria, mas podemos dizer que se repetimos uma vinheta curta várias vezes, fica quase impossível esquecer a mensagem. Por isso que os bordões pegam tão bem. Outro tipo está relacionado a nomes; você se lembra dos nomes de todos os seus amigos ( nomes também são parentes das vinhetas ). Quando estiver ouvindo um Mix, preste muita atenção nas mensagens que o DJ insere: “DJ Home Studio!” ou “DJ FM” e assim por diante. O som sempre deve ser diferente, por isso se usa aquele tom grave feito no Computador, ou efeitos de tuning. Veja aqui qual é o melhor programa para fazer vinhetas

Vinhetas e o Home Studio

Se você não entendeu o porquê de estar lendo uma matéria sobre vinhetas e publicidade em um site sobre Home Studio, saiba que as vinhetas do futuro serão produzidas em seu Home Studio. Imagine você recebendo um cliente em seu Home Studio que deseja criar um jingle ou uma vinheta, pode imaginar? Então agora você já sabe que uma vinheta pode ser produzida por você, com o auxílio do cliente ou através dos seus dotes publicitários. Home Studios não fazem apenas gravações de CDs, você pode ter um Home Studio e nunca gravar um artista se quer na vida. Jingles, Spots, Vinhetas, tudo é possível de ser feito em seu Home Studio e transferido via Internet para o seu cliente, mesmo que este esteja no Japão.

Finalmente, se você pretende gravar músicas ou fazer uma vinheta, procure estudar como funciona a psicologia por trás da propaganda. Porque esse tipo de peça, deve ser tratado como uma mensagem publicitária. Seja um Jingle, um Spot ou Springle, faça como um publicitário faria. Se você não tem pré-disposição para se tornar um Roberto Justus, encontre alguém que tenha. Isso pode fazer uma profunda diferença no futuro do seu negócio.

Às vezes basta um "Plim-Plim" para ser lembrado.

Estaremos falando muito mais sobre como fazer vinhetas.

 

Um abraço!


Curso de Home Studio Online

Montar Home Studio

rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.