ipod cd demo

Se você está iniciando a sua carreira artística e quer gravar um CD demo, saiba o que você precisa levar em consideração para ter sucesso em seu primeiro álbum musical. Continue lendo...

Um CD demo com a música certa é uma parte fundamental para promover o início de carreira de qualquer artista, seja cantor ou instrumentista. Sem um CD demo pronto para ser apresentado, talvez contar apenas com a sorte não será suficiente para conseguir chegar onde você deseja.

Como comentamos anteriormente aqui no blog, essa coisa de CD já não é mais a mídia ideal para um artista iniciante. Tudo porque a Internet está muito popular, os players de mp3 já fazem parte das nossas vidas, então é mais fácil penetrar no mercado através do MP3, visto que algumas pessoas têm celulares mp3 e não tem CD players. Muitos artistas estão disponibilizando suas músicas através de streaming pela Internet, até mesmo promovendo eventos de download gratuito de suas faixas. Você também deve fazer esse tipo de coisa no futuro, mas agora é melhor concentrar em ter tanto um CD demo quanto um mp3 em sua caixa de e-mail. Ter a música sempre à mão é essencial nesses casos, ninguém sabe quando você vai encontrar um produtor musical que esteja disposto a investir alguns milhões de dólares em um novo artista.

Um CD ou MP3 serve para promover o artista como um produto comercial, algo que possa ser oferecido aos futuros fãs e simpatizantes do artista. Apesar de tudo, ainda existe uma vantagem do CD sobre o streaming de Internet, que é a qualidade do áudio. Claro, nem sempre o streaming pode ser feito com uma taxa de dados que permita a qualidade de CD, então nesse ponto o antigo CD ganha. Por outro lado, se o seu público possui um iPod, um celular com MP3 ou algo do gênero, então será melhor compartilhar a sua música MP3 via Bluetooth com os fãs ou ouvintes.

Outra preocupação ao produzir o seu CD demo (ou MP3 demo) é com o tipo de equipamento que o seu público vai utilizar para ouvir a sua música. Se seus futuros fãs vão ouvir pelo computador, dificilmente eles terão um par de monitores de áudio. Você deve considerar uma mixagem especial para pessoas que usam equipamentos de baixa qualidade.

Escolhendo a Música Ideal

Quanto à gravação, você pode produzir um conteúdo que demonstre a sua “tessitura vocal", a sua capacidade de subir de tons e voltar para a mesma tonalidade, ou tons intermediários que são difíceis de fazer. Para o instrumentista, uma boa gravação será aquela música que deixa o seu instrumento “conversar” com os ouvintes, algo que realce a beleza do seu instrumento em particular. Devemos lembrar que o CD demo serve para “vender o peixe”, de outro modo não teria que gravar tal produto.

Produzindo com Perfeição

Nada pior para alguém que está iniciando uma carreira do que gravar seu CD demo em um estúdio ruim. Existem diversos estúdios, alguns muito bons, outros nem tanto. O ideal é que você procure ouvir algumas gravações do estúdio em questão para que possa conferir como anda a qualidade.

Outra forma de garantir que a sua produção ficará exatamente como você deseja é ter o seu próprio estúdio de gravações ou Home Studio. Você tem que se assegurar de que os níveis de áudio estarão impecáveis, que a sua mixagem soará bem em qualquer condição. Ser o dono do estúdio traz uma infinidade de vantagens, além de libertar a sua criatividade, mesmo se você desejar criar suas músicas durante a madrugada. Fizemos uma matéria sobre esse assunto chamada “como montar um estúdio de gravação”, vale a pena conferir as possibilidades.

Criando uma Capa Atraente

Após montar o seu estúdio de gravação, produzir o seu próprio CD demo, é hora de criar uma capa atraente. Muitos julgam os livros pela capa, e o mesmo acontece com os CDs demo, principalmente se o artista é desconhecido do ouvinte. Você não quer ver o seu CD demo chegando às mãos de uma pessoa influente na indústria da música, estando com a capa feia, quer?

Imagine que você é um investidor, que tem algum capital para investir em música (do seu gênero) e encontra dois novos artistas: Um deles apresenta uma capa limpa, com o CD em branco e para piorar, a gravação está com níveis baixos. Agora o segundo artista apresenta um produto, com capa, um CD personalizado com o nome do artista; é como se fosse um protótipo de um produto de sucesso. Agora, qual deles você escolheria?

Existem muitas empresas que oferecem esse serviço de impressão em capas de CD, você pode encontrá-las facilmente na Internet. Se você tem alguma habilidade com softwares de imagens, não há mal algum em você mesmo produzir a sua capa. Claro, algum conhecimento sobre artes plásticas seria algo interessante. Muitos têm amigos que são “feras” em Photoshop, talvez você seja uma dessas pessoas sortudas.

Enfim, quando você diz para si mesmo “Quero gravar um CD demo”, então as coisas acabam lhe conduzindo para a realização do seu sonho. Lembrando que um CD demo não é a única forma de promover o seu negócio artístico, mas continua sendo uma das grandes ferramentas promocionais que mais funcionam nesse meio.

Para completar: Não existe ninguém melhor do que o seu público para ajudar você a decolar sua carreira musical. Essas pessoas é que realmente importam. Os fãs é que fazem o artista, sem eles nada seria possível. É uma grande pena que a indústria da música tenta punir as pessoas que fazem downloads das músicas por outros meios, às vezes com multas muito altas, isso agride as pessoas. Afinal, quem não gostaria de ter ao menos uma de suas músicas sendo ouvida por milhões de pessoas, mesmo que sem fins lucrativos?

Estamos trabalhando uma música no canal do YouTube, está sendo uma experiência muito interessante. Novos modelos de divulgação estão surgindo a cada dia, você pode se beneficiar disso. Acredito que estamos na época certa, podemos fazer grandes coisas nesse momento.

Deixe o seu comentário sobre esse assunto, participe!

Curso de Home Studio Online

Montar Home Studio

rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.