Remover Vocal de Músicas 

Remover Vocal de Músicas é quase um mito por parte daqueles que precisam de um playback para cantar sobre ele em alguma apresentação ou mesmo para impressionar os amigos ou namorada(o). Mito? Sim, um mito que deve ser detonado ainda hoje aqui neste post! Vamos descobrir se é possível mesmo remover os vocais das músicas?

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse link...

Remover vocal de músicas, essa é a grande questão, e isso não vai mais ser apenas um sonho antigo ou uma inspiração tola de um leigo. Antes de chegar ao ponto, quero dizer que vi pessoalmente muitas pessoas “endeusando” certos produtores de áudio por terem removido completamente o vocal da música. Por tanto, use essa técnica e faça o seu nome!

Existem várias formas de remover o vocal de uma música, porém a gravação dessa música deve obedecer alguns requisitos para que a técnica funcione. Primeiramente, a música deve ser mixada em estéreo real, coisa que é muito comum nas músicas mais modernas. Você deve estar executando e monitorando o áudio também em estéreo, de outra forma não funciona direito.

Como é possível?

Quando o engenheiro de áudio faz a mixagem da música, os instrumentos são distribuídos entre os canais para criar um ambiente mais amplo e melhorar a definição desses timbres. Porém os vocais são sempre colocados proporcionalmente no centro da mixagem, isso dá espaço para a técnica que permite remover o vocal das músicas.

Tecnicamente falando, as fases das ondas sonoras são invertidas até atingirem um relacionamento de inversão de 180º. Graças às leis da física, ocorre o fenômeno de “cancelamento de fase”, quando uma onda anula a outra. O resultado é que o vocal é removido enquanto o restante da música permanece.

É possível remover 100% do vocal?

Como citado anteriormente, a física contribui para o resultado, porém nem sempre funciona como gostaríamos. Em alguns casos, dependendo a mixagem da música, é possível remover a bateria e o baixo, o que é ótimo para criar um remix.

Infelizmente alguns efeitos de reverb e ambiência, aplicados ao vocal permanecem e para isso não há remédio.

É possível utilizar um plugin para o Winamp chamado Vocal Remover para criar esse efeito de remoção de vocais em suas músicas.

Você pode baixar o plugin Vocal Remover 1.04 clicando aqui.

Em resumo, remover o vocal das músicas não é a melhor solução para quem deseja extrair um playback para um karaokê ou qualquer que seja a finalidade. Talvez com um pouco mais de conhecimento seja possível obter um resultado “satisfatório”, porém não perfeito.

Teste e veja por si mesmo!

Seja o primeiro a comentar sobre Remover Vocal de Músicas aqui no blog!

 

Um forte abraço!

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender como montar o seu estúdio de gravação musical, de alta qualidade, sem investir em equipamentos caros, recomendo que confira esse link agora mesmo.