Uma mesa de som virtual é capaz substituir completamente o equipamento físico? Essa é uma grande pergunta, mas antes devemos entender um pouco mais sobre esse assunto. Vamos descobrir o universo das mesas de som virtuais e matar essa charada! Vamos lá?

 
Muitos músicos estão se sentindo muito confortáveis pelo excesso de equipamentos disponíveis dentro do estúdio. Agora você pode estar pensando: “Excesso de equipamentos?” Sim! A grande verdade é que a virtualização dos equipamentos de estúdio tem mudado a forma como a música é produzida e como é distribuída. Mas o grande conceito por trás disso é a redução dos custos iniciais da montagem do estúdio. O equipamento virtual custa muito menos que o real.

Qualidade da mesa de som virtual

A mesa de som virtual tem qualidade sim! Imagine que por trás de cada slide fader, botão ou led de uma mesa de som virtual, não existem fios ou circuitos analógicos. Essa é uma das grandes vantagens de se ter um equipamento virtual: a total ausência de ruídos do mixer.

Não existem ruídos na mesa de som virtual?

Podemos pensar no ruído da mesa de som virtual como inexistente, mas devemos considerar o fato de que ao capturar nosso áudio, também capturamos o ruído da interface ou placa de som, esse ruído por sua vez, está presente no áudio de cada canal que esteja sendo executado dentro da mesa de som virtual.

Sendo assim, a mesa de som virtual também lida com ruídos, porém não adiciona qualquer ruído extra ao sinal de áudio. Uma mesa de som profissional, sendo física, pode adicionar ruídos, coisa que a virtual não faz.

A mesa de som virtual pode ser levada para qualquer lugar?

Existe sim a possibilidade de levar a sua mesa de som virtual para o parque, e lá iniciar um processo de mixagem (utilizando fones de ouvido, claro). Com um notebook interessante, é possível sim levar sua mesa de som virtual para qualquer lugar. Existem as mesas digitais que concorrem por esse espaço no estúdio de gravações, essas são por natureza portateis, mas nada que um computador portatil não possa resolver. 

Posso aplicar efeitos em tempo real dentro da mesa de som virtual?

Utilizando o hardware correto e um driver compatível com ASIO, sim, é possível mixar e aplicar efeitos em tempo real.

Resumindo:

Se você deseja trabalhar com uma mesa de som virtual, experimente conhecer uma opção que recomendamos dentro do Curso de Home Studio Online aqui do site. Recomendamos e apresentamos um dos melhores softwares para gravação e mixagem virtual. Esse chama muito a atenção para sua completa mesa de som virtual.

Um abraço!


Curso de Home Studio Online

Montar Home Studio

rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.