Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você assista a esse link...

Nos tempos modernos, a maioria de nós utiliza instrumentos sampleados em nossos Home Studios. Os motivos são diversos, mas podemos atribuir essa opção por samples, à facilidade e baixo custo operacional desses instrumentos. Mas será que eles são realmente bons para usarmos como "regra geral" em todos os nossos arranjos musicais? Descubra essas e outras respostas logo a seguir! 


Certa vez, conversando um dono de estúdio de gravações, ele relatou "estar na moda" o som acústico dos instrumentos reais. Eu ouvi tudo que ele tinha para dizer e deixei-o com sua opinião inalterada. Um dos grandes motivos pelos quais alguns estúdios preferem instrumentos reais em lugar dos virtuais, é o fato de que esses donos de estúdio não terem desenvolvido a técnica na aplicação dessa tecnologia virtual. Muitos desses proprietários de estúdios desconhecem coleções como a Vienna Symphonic Library, ou adquirem amostras de baixa qualidade.

Outro fator importante no estúdio, talvez até mais do que o equipamento ou a coleção de samples, é o material humano. Um bom engenheiro de áudio é capaz de "tirar leite das pedras", simplesmente porque ele não desiste logo de início e busca as melhores soluções para resolver determinado problema. Um engenheiro completo é aquele que estuda e pesquisa, assim é capaz de fazer milagres com muito pouco equipamento.

Um instrumento para ser aceitável, tem que ser de marca responsável e aprovada pela maioria dos produtores e engenheiros de áudio. Lógico, os músicos sabem mais do que ninguém quais são essas marcas que cuidam de suas imagens no mercado.

Podemos adquirir ótimos violões para o nosso estúdio sem gastar muito, apenas sabendo o que comprar. Um violão, por exemplo, o EG-140 - Crafter funciona muito bem para violões base nas gravações, com sua captação shadow de qualidade, o resultado será satisfatório. Claro, desde de que esteja com o encordoamento adequado. Uma série de fatores influencia nesses casos, desde a técnica de captação do instrumento até a técnica de execução por parte do músico. Não se preocupe com isso... Isso é trabalho para os músicos. Você pode ser dono de estúdio, mesmo não sabendo tocar violão.

Assim como a qualidade do instrumento acústico é afetada por diversos fatores, também o é no que tange aos samples. Se você não tem muito dinheiro para adquirir uma coleção de samples do tipo Vienna, então pode procurar alternativas de qualidade. A Native Instruments desenvolveu um kit de pianos sampledos pela própria Alicia Keys em seu piano e junto a seus engenheiros. Podemos ouvir nesse kit até mesmo os ruídos dos dedos nas teclas e o pedal do piano.

Você é aluno do Curso de Home Studio Online? Então faça o seu login e leia este artigo na íntegra. Ainda temos mais algumas dicas secretas reservadas aos alunos do curso.

{author}

Aos alunos:

Durante o Curso de Home Studio, estamos fazendo exercícios com os instrumentos disponíveis no Sonar 8.5. Isso facilita muito o aprendizado e a vida do aluno no momento da reprodução do exercício em casa. Porém, vale lembrar que temos uma infinidade de opções de samples e instrumentos virtuais no mercado. O ideal é buscar alternativas, testar, ouvir o que funciona para seus projetos e catalogar o que virá a se tornar o seu banco de instrumentos.

Você não precisa ter apenas uma meia dúzia de opções. O mundo digital permite a variedade, o que é bom, desde que você tome cuidado com a organização e a seleção dos melhores samples.

Finalmente, escolha bem seus samples. Teste e reteste quantos for possível. Assim o seu estúdio terá um som particular, escolhido a dedo por você!

Abraço.

{/author}

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender como montar o seu estúdio de gravação musical, de alta qualidade, sem investir em equipamentos caros, recomendo que confira esse link agora mesmo.