Native Instruments lançou recentemente a sua mais nova coleção de samples para o Kontakt 4, a Abbey Road 60´s Drum Sample Library.

Esse som não é feito com qualquer emulação ou modelagem acústica, mas de amostras consistentes de dois autênticos kits de bateria dos anos 60 e dentro do estúdio que gravou os Beatles, o Abbey Road Studio 2.

Essa biblioteca de samples foi projetada para funcionar no Kontakt 4... Caso vão não possua esse software, essa biblioteca não vai servir para nada... Mas estou vendo um monte de gente adquirindo o Kontakt 4 só para usar essa biblioteca de samples.

Todas as amostras foram gravadas no renomado estúdio Abbey Road Studio 2, renomado porque os Beatles trabalharam nessa sala, mas também porque esse estúdio tem sido o lar de muitos artistas famosos como: Fiona Apple, Nick Cave, Dido, Green Day, Muse, Oasis, Coldplay, U2, Rediohead, Kanye West... E a lista se estende ainda mais...

Esses samples, além de terem sido gravados na mesma sala que todos esses artistas usaram, também utilizaram os equipamentos e kits de bateria da época. Tudo isso em conjunto com o estúdio Abbey Road, sendo a primeira parceria entre a Abbey Road e a Native Instruments. 

O Equipamento de Gravação

Esses samples foram gravados com microfones específicos daquela época, incluindo o Sony C38A, Neuman U47, KM 56, AKG D20 e d19. Tudo isso foi conectado a uma mesa REDD para mixagem, e enviado em canais para um Studer J37 4 Pistas e com fita de 1 polegada de largura.

Claro, tudo isso em certo ponto teve que vir para o mundo digital, e a partir do gravador de fita, todas as gravações fora convertidas para digital pelo Prism ADA-8 A/D.

O Kit de Bateria

Dois tipos diferentes de kits de bateria foram gravados e estão disponíveis nos samples. Um próximo dos anos 60, o Gretch Round Badge com Jasper Shells e após anos 60, o Ludwig Hollywood Kit.

O Gretch é composto de 4 peças, tendo um bumbo de 24", e tons de 13" e 16". Isso foi combinado com uma caixa Ludwig Jazz Festival e uma caixa Ludwig Mohogany para arredondar.

O kit Ludwig é um kit com 5 peças, com um bumbo de 22", tons de 12", 13" e 16", uma caixa Ludwig Supra-Phonic  400 e uma outra chamada Radio King para complementar o kit.

Os Samples e os Controles

Dentro da interface você pode fazer quase qualquer coisa imaginável com as amostras.

Você pode ajustar a afinação, o envelope do volume, bem como os microfones overhead e os da sala, mixando cada elemento separadamente, além do balanço entre os microfones superiores e inferiores da caixa. Você pode alterar a articulação de cada bateria, permitindo que você adicione bordas, diferentes tipos de batida de caixa e outros efeitos realísticos.

Há também um mixer par ao kit todo, que lhe permite mixar os diferentes elementos do kit, como faria no mundo analógico... Mixando os elementos diretamente dos microfones do kit, bem como os da sala e dos microfones overhead para obter o tom que você procura.


Finalizando

Todas as amostras foram transportadas para o mundo digital em 24 bits e 44,1 kHz, e existem mais de 30.000 amostras! Incluindo, mas não limitando, 30 camadas de velocidade por bateria, 6 variações de cada batida, e diferentes amostras de mão direita/esquerda para a caixa e para o hat alto.

Essa biblioteca de samples tem um tamanho monstro de 14 GBs e funciona tanto na versão paga quanto na versão free do Kontakt 4. Está disponível por $119,00 dólares nos Estados Unidos.

Saiba mais no site oficial do Abbey Road 60s Drum Kit

Você é aluno do Curso de Home Studio Online? Então faça o seu login e leia este artigo na íntegra. Ainda temos mais algumas dicas secretas reservadas aos alunos do curso.

{author}
Aos Alunos:

Gravar uma bateria, com microfones baratos e sem experiência, é praticamente pedir para fracassar.  Temos que entender do assunto para nos aventurar nessa área, além de conhecer bem o nosso equipamento e o nosso instrumento. Baterias mal capturadas, soam como uma caixa de abelhas.  Encontramos vazamentos de áudio entre os microfones, o que causa os efeitos de Phasing e Comb Filter, o que se torna em uma bagunça.

Um tutorial sobre microfones estará disponível em breve no curso.

Abraço!
{/author}


Curso de Home Studio Online

Montar Home Studio

rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.