Estúdio, ensaio, tudo isso lembra equipamentos que você já possui e que podem ser configurados de forma a compor um completo Home Studio ou um Mega Estúdio de Gravação. Vamos observar como isso pode ser feito e se é viável para o estúdio de ensaio se tornar um estúdio de gravação. Certa vez estive conversando com um empresário baiano que tinha um estúdio de ensaio, e sua principal dúvida foi quanto à possibilidade de tornar aquilo tudo em uma gravadora que pudesse oferecer um produto de áudio de qualidade.

Agora, se você deseja aprender mais a fundo sobre esse assunto, recomendo que você confira esse link...


Eu imagino que a Bahia seja uma gravadora disfarçada de estado e a quantidade de estúdios de ensaio que existem por lá é quase superior a de estrelas na nossa galáxia. Então, sem exagerar, existem sim muitos estúdios de ensaio que ainda não gravam e o mais interessante é que não gravam por não confiarem na qualidade final. Na verdade eles são muito responsáveis, porque se não entendem de produção musical, então é melhor que não coloquem seus nomes em jogo ainda.

O amigo baiano ficou impressionado ao perceber que já possuía a estrutura para uma grande gravadora, não estou falando mais de um Home Studio que é montado em casa, mas sim de um mega estúdio de gravações. Ele tinha microfones diversos, sala com acústica neutra, alguns outros equipamentos interessantes que são muito importantes no estúdio moderno. Mas como nem só de equipamento vive o estúdio, convidei o amigo baiano para o nosso Curso Online de Home Studio para que pudesse aprender a essência de um estúdio e iniciasse a produção do seu primeiro produto de áudio.

Quando se sabe produzir, ainda que disponha apenas de um mero gravador MP3, é possível fazer milagres com isso.

Dentro do estúdio ou em qualquer outro lugar onde se trabalhe com áudio, o equipamento ocupa 30% do resultado final, enquanto que o know-how do engenheiro de áudio, produtor, ocupa os 70% restantes. Um profissional ruim consegue arruinar um produto de áudio em proporção muito maior que a de um equipamento ruim. Um bom profissional, pega uma latinha de leite e faz música com ela. 

Motivos para ter um estúdio de gravação

Nos tempos atuais, onde a concorrência trabalha em troca de uma cerveja, devemos pensar em ter mais de uma fonte de renda. Se você já aluga seu estúdio de ensaio e consegue pagar as contas da sua empresa, então está na hora de pensar em triplicar o faturamento servindo produtos de áudio aos seus clientes.

Você já tem seus clientes passeando por seu estúdio, então nada mais justo do que dar algo mais a eles para que também possam lhe dar algo mais que vai ajudar muito no final do mês.

Enfim, se você já tem um estúdio de ensaio ou procura por um, então fica a dica: Transforme seu estúdio de ensaio em uma gravadora e comece a faturar 3 vezes mais com seu negócio. Invista em know-how (saber como) e comece o ano com o pé direito.

Gostaria muito de saber sobre seu estúdio de ensaio e suas idéias para o futuro. Deixe o seu comentário.

 

Uma dica extra do Rodrigo: Se você deseja aprender como montar o seu estúdio de gravação musical, de alta qualidade, sem investir em equipamentos caros, recomendo que confira esse link agora mesmo.