Plugins Sound Forge, essas duas palavras juntas formam uma incrível combinação que pode explodir a sua capacidade de produção dentro do Home Studio.

O que é um Plugin?

Vamos definir o plugin como um equipamento virtual capaz de executar em um programa hospedeiro que seja compatível com o seu formato. O Sound Forge, por exemplo, é capaz de executar plugins no formato Direct-X, sendo assim, um plugin que seja projetado para operar em Direct-X vai funcionar muito bem dentro de um programa de áudio compatível, como é o caso do Sound Forge.

O que é possível fazer com um plugin?

Lembra daqueles estúdios antigos? Então… Podíamos contar dezenas de equipamentos dispostos em racks. Todos os efeitos, processamento de áudio, maximização, afinação e outras ferramentas mais eram feitas via hardware, o que implica em comprar um compressor para cada canal do mixer. Com o plugin podemos fazer o mesmo, porém quando compramos um pacote de plugins, dispomos de vários equipamentos virtuais e estes podem ser replicados na memória do computador. Posso instalar 18 compressores, um para cada canal da minha mixagem, então posso chegar o áudio para cima, como se deve. Vide: Curso de Home Studio Online. Podemos usar plugins no Sound Forge para criamos efeitos mais complexos de reverb, chorus, redução de ruídos, correção do pitch da voz e muito mais. O que a imaginação de um programador conceber, um plugin poderá executar.

Um plugin serve para você não ter que vender o seu carro, o seu apartamento e o seu iate, só para comprar todos os equipamentos do estúdio em forma de hardware, como antigamente. 

Posso usar qualquer plugin no Sound Forge?

Quando for usar plugins no Sound Forge sempre tome cuidado, pois os mais baratos ou gratuitos quase sempre são de baixa qualidade, isso pode acabar com o seu dia de trabalho, só por ficar travando o seu Windows junto com o software de áudio.

Eu particularmente recomendo os plugins da iZotope e da Waves. Essas duas empresas oferecem produtos de qualidade e com um bom preço. Os da Waves são os que eu apresento em detalhes no Curso de Home Studio. Existem muitas outras opções no mercado, mas não posso recomendar algo que eu não tenha usado, não é verdade? 

Quantos plugins eu posso usar no meu computador?

Essa pergunta é ótima! Se você adquire vários pacotes de plugins, isso pode gerar certa confusão na hora de carregar, gerando uma lista de plugins enorme. Alguns software como o Adobe Premiere Pro 2 podem demorar a inicializar, só por causa dos plugins de áudio que ele detecta e carrega na memória toda vez que você o executa.

Evite usar programas que você não vai usar. Use menos e seja feliz com no máximo 3 pacotes de plugins. 

Posso jogar fora meus equipamentos e mergulhar de cabeça nos plugins?

Eu acredito que se você consegue trabalhar sem usar um equipamento físico, então por que não? 

Finalizando, existem diversas empresas sérias oferecendo plugins de qualidade. Cabe a você escolher qual pacote vai combinar mais com seu estilo de fazer música no computador. Plugins e Sound Forge são uma ótima idéia.

E você, está utilizando algum plugin específico em seu Home Studio? Deixe seu comentário.

 


Quer receber dicas de Home Studio Exclusivas
+ eBook Os Segredos do Home Studio
?

Digite o seu e-mail e comece agora!

Curso de Home Studio Online

Montar Home Studio

rodrigo marques

Rodrigo Marques

O Home Studio Fans acredita que todos os talentos precisam ter a oportunidade de realizar seu sonho de gravar suas músicas, spots, tudo com alta qualidade. E acreditamos que o Home Studio seja a chave para libertar o poder de produzir música em casa, abrindo portas para empreendedores e artistas desenvolverem novas habilidades, espalhando o bem ao redor do mundo.