"Aprenda como montar o seu estúdio de gravações musicais,
de alta qualidade, sem investir em equipamentos caros"

Assista a essa breve apresentação para saber como agora mesmo...


Um Curso de Home Studio Online

“hsf-img01"

Fácil de Aplicar

O Curso de Home Studio Express - Online é um guia essencial para todos aqueles que desejam montar um estúdio de gravações musicais em casa. Seja para realizar o seu sonho de gravar um álbum completo, passando por criar vinhetas ou produzir áudio profissionalmente. Esse curso mostra como explorar todas as capacidades de um Home Studio.

“hsf-img02"

Uma Fórmula Passo a Passo

Partindo do ZERO absoluto. Mesmo se você nunca gravou algo na vida, será possível reunir os equipamentos básicos, configurar todo o sistema e usar formulas prontas para produzir com qualidade, desde o início. Com a mixagem parametrada, será possível mixar sem depender do seu instinto, usando muito mais matemática em suas produções.

“hsf-img03"

Resultados Imediatos

O conteúdo guia e entrega os resultados a cada aula. Unindo a teoria e a prática para criar em você a base teórica fundamental para a produção musical em seu novo Home Studio. Usando textos e vídeos, além de recursos personalizados como a interação social, você assimila tudo que é preciso saber para gravar com alta qualidade.

 

Faça parte da nossa Comunidade Exclusiva
sobre Home Studio e Produção Musical

“hsf-img04"

Faça novos amigos que produzem música em casa como você. Nossa comunidade exclusiva, com milhares de entusiastas do Home Studio, está esperando por você.

Se surgirem dúvidas? Pergunte e Responda com o Aplicativo Perguntas e Respostas, que está disponível para alunos, sendo mais um recurso extra do Curso de Home Studio Express - Online.

Melhorar a qualidade das suas gravações usando um sistema

Desde quando montamos nosso estúdio pela primeira vez, descobrimos que os problemas surgem quando o estúdio está montado. Pode parecer estranho, mas o maior problema de um estúdio é conseguir manter o controle de qualidade em suas produções.

Normalmente os novatos em estúdio imaginam que o motivo pelo qual não estão conseguindo obter qualidade  é por não terem investido em equipamentos caros. Esse é um pensamento comum e normal, porém não é verdadeiro. Provavelmente o motivo pelo qual você não está conseguindo obter qualidade é por não estar controlando o seu processo de produção.

Se você não consegue controlar seu processo de produção, é muito fácil causar uma verdadeira bagunça, principalmente durante a mixagem. Esse tipo de entropia é o fator que tira toda a sua oportunidade de chegar a um resultado satisfatório em suas produções.

A melhor forma de conseguir contornar esse tipo de problema é utilizar um sistema. Quando tratamos o estúdio como uma linha de produção, e aplicamos um processo limpo de trabalho, conseguirmos obter o controle, tão fundamental para obtermos resultados de qualidade.

Durante todos esse anos, desde 1997, desenvolvemos um sistema chamado Fórmula HSF. Essa fórmula é um conjunto de técnicas e abordagens específicas que levam a resultados durante o processo de produção.  Conceitos como o da mixagem parametrada e masterização parametrada fazem parte dessa fórmula. Você vai conferir cada detalhe desse processo de produção e como aplicar isso em seu estúdio, durante o Curso de Home Studio Express.

Não se preocupe... Apesar de parecer complicado o que eu disse sobre usar parâmetros para mixar e masterizar, não é nada mais do que fazer alguns cálculos usando os dados colhidos em um programa para música. Milhares de alunos nossos estão usando isso todos os dias e obtendo resultados instantâneos.

A magia de usar um sistema é sempre saber o que fazer quando estiver trabalhando em sua mesa de som virtual ou qualquer outro processo de produção musical. Você causa esses resultados positivos quando aplica o nosso sistema, e a qualidade do seu som fica sob controle.

Montar um estúdio de gravações para trabalho ou para lazer

Outro ponto interessante sobre o Home Studio é a possibilidade de poder usar esse estúdio de gravações particular para trabalhar ou simplesmente para lazer. Essa ideia de transformar o seu quartinho de empregada em um estúdio, pode render horas e horas de puro prazer ao gravar, mixar e masterizar suas próprias músicas, propagandas, áudio books, etc.

Imagine um compositor que recebeu uma inspiração às 4:00 da manhã... Basta correr para o quartinho/estúdio e começar a gravar aquela música recém saída do forno. De fato, muitos artistas sérios possuem estúdios de gravações em casa, tudo para criar um ambiente de criatividade máxima.

Muitos projetos de bandas, em diversos estilos, deixam de alcançar algum público por falta de material para distribuição pela mídia. Um MP3 demo para tocar no rádio ou para disponibilizar em seu site, perfil social ou YouTube, é quase sempre o que todo artista precisa para conseguir gerar centenas de novos fãs, todos os dias.

Como Hobby, o Home Studio também atende a uma série de entusiastas, que desejam gravar seus solos de guitarra, ou mesmo ter a oportunidade de acompanhar a si mesmo em arranjos mais complexos.

Com as novas possibilidades que o Home Studio oferece, é possível oferecer produtos de áudio de grande qualidade ao seu público.

Um estúdio particular para gravar o seu próprio álbum musical

Quando iniciei no aprendizado de produção musical, minha meta era produzir minhas mais de 40 músicas, tudo isso a um custo reduzido e com o máximo de liberdade criativa possível.

O problema era ter um estúdio capaz de produzir com qualidade suficiente para rodar nas mídias de massa, como rádios FM e programas de TV. Contudo, o problema ainda maior surgiu quando descobrimos que para produzir dois álbuns com as minhas 40 músicas eu teria que investir o equivalente a um carro de luxo zero. Eu não podia fazer esse investimento. Foi frustrante.

Então, o Home Studio foi a solução que viabilizou o meu sonho pessoal de gravar um álbum. Eu falo sobre isso com excitação, porque foi a partir daí que eu fiquei independente dos estúdios de gravações, dos equipamentos caros, da falta de orçamento. Hoje, eu tenho meu estúdio e isso é algo que faz parta da minha vida e me ajuda todos os dias.

Um álbum bem produzido, abre portas para as grandes mídias, podendo ainda levar o artista a alcançar o seu público e obter o sucesso em um projeto musical.

Nos Estados Unidos, podemos conferir uma série de artistas da música vivendo de sua arte, principalmente por terem como sempre produzir algo novo para seus espectadores.

Quando fundamos o Home Studio Fans.com em 2009, a ideia principal sempre foi dar a oportunidade para os inúmeros talentos de mostrarem sua arte e realizarem seus objetivos, de um modo independente de terceiros, garantindo assim o sucesso em seus projetos.

Finalmente, produzir um álbum musical pode ser o primeiro passo importante rumo a sua realização pessoal.

Usar a tecnologia do Home Studio para conseguir o som dos grandes estúdios

Outra dúvida importante que recebo sempre é se o estúdio em casa é capaz de produzir com qualidade suficiente, ou se podemos comparar com estúdios profissionais.

A resposta é um entusiasmado SIM. É possível fazer produções com o som semelhante aos dos grandes estúdios. Não podemos dizer igual, porque existe o fator humano durante uma produção. Comparando melhor: a melhor comida não depende apenas dos ingredientes, mas da habilidade do masterchef, do sistema que ele usa quando está produzindo sua criação gastronômica. O fato é que você agora pode ter os melhores “ingredientes” para cozinhar a sua música.

Por exemplo: usando a tecnologia dos instrumentos virtuais, é possível conseguir obter os timbres do melhor piano do mundo, do melhor violino, do melhor kit de bateria acústica. Certa vez eu usei um kit de bateria em formato de sample que foi feito no Abbey Road Studios da Inglaterra, o mesmo estúdio que gravou os Beatles. O pessoal gravou cada peça da bateria deles, individualmente, com os melhores microfones e técnicas de microfonação que eles possuem, e disponibilizaram isso como Sound Font (Tecnologia de Instrumentos Virtuais) e assim eu pude aplicar isso em uma produção aqui no Home Studio. Não quero mais gravar baterias, só pego o SF da bateria que mais se adequa ao arranjo e aplico com 100% de sucesso. Show!

Estou disponibilizando para novos alunos do Curso de Home Studio Express a minha coleção My Studio Collection, composta por: samples, arquivos sound font e instrumentos VSTi, para você conseguir o som do melhor teclado, bateria, piano, baixo, violão, sax, percussão, etc...

O poder que os instrumentos virtuais disponibiliza ao produtor no Home Studio é um salto gigantesco de qualidade e novas possibilidades. Somando essas tecnologias a um sistema de produção como a Fórmula HSF, seus resultados podem ser surpreendentes.

Diferente de muitos porta estúdios que vemos por aí, o processo de produção nos softwares de estúdio que usamos é muito mais limpo e simples. Você não vai ficar perdido ou ter mais dor para aprender interfaces complicadas e limitadas.

Os programas de computador criados para música, permite editar uma peça de áudio em Wave ou MP3 no nível dos bits, assim é possível fazer micro edições e ter muito mais controle sobre cada elemento da produção. Visualizar as ondas sonoras na tela é muito melhor do que imaginar como elas estão funcionando.

E o melhor de tudo: essas tecnologias são muito acessíveis ao todos, com software até mesmo de código aberto. E ainda, você pode usar o computador que você já possui, transformando esse notebook, PC ou Mac em um estúdio de gravações digital.

Nunca foi tão fácil e acessível montar um estúdio de gravações, e o Home Studio Fans está aqui para auxiliar você nessa caminhada. Participe dessa turma do Curso de Home Studio Express e comece hoje mesmo a fazer novos amigos produtores como você, e a assimilar o passo a passo para a montagem e configuração do seu próprio estúdio de gravações.